ESQUEMA E RESUMO



            O esquema corresponde, grosso modo, a uma radiografia do texto, pois nele aparece apenas o “esqueleto”, ou seja, as palavras-chave, sem necessidade de se apresentar frases redigidas. Tem como objetivo dar uma visão geral de conjunto dos temas e subtemas desenvolvidos e pode ser elaborado a partir do vocabulário do próprio autor.
            Utiliza-se o esquema como trabalho preparatório para o resumo, para explicar, mais concretamente, determinadas idéias ou para memorizar mais facilmente o conteúdo integral de um texto.
            Para elaborar um esquema usam-se setas, linhas retas ou  curvas, círculos, colchetes,, chaves, símbolos diversos, prevalecendo o gosto pessoal do autor do esquema.
            Um esquema pode ser montado em linha vertical ou horizontal, pois o importante é que nele apareçam as palavras que contêm as idéias principais, de forma clara, compreensível. As setas, por exemplo, são usadas quando há relação entre a palavra (idéia) do ponto de partida e as palavras (idéias) que são apontadas. Chaves são usadas para ordenar diversos itens etc.